POR QUE VOCÊ PRECISA SER SALVO?
A CONDIÇÃO HUMANA
Romanos 3:10-18 “10 Como está escrito: 'Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer'. 13 'Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam'. 'Veneno de serpentes está em seus lábios'. 14 'Suas bocas estão cheias de maldição e amargura'. 15 'Seus pés são ágeis para derramar sangue; 16 ruína e desgraça marcam os seus caminhos, 17 e não conhecem o caminho da paz'. 18 'Aos seus olhos é inútil temer a Deus'.”
A Bíblia deixa clara a condição do homem diante de Deus. Ele é corrupto e totalmente depravado. Isso é demonstrado em pensamentos, palavras e ações.
Talvez você não se ache tão ruim assim, mas isso acontece pois nos comparamos com outras pessoas, mas deveríamos considerar o padrão de Deus para nós.
Essas perguntas o ajudarão a perceber que é possível que você não seja tão bom assim:
. Você já mentiu alguma vez?
. Você já sentiu inveja de outra pessoa?
. Você já pegou algo que não é seu sem permissão ?
. Você já usou o nome de Deus como um desabafo?
. Você já ficou irado com uma pessoa?
. Você já olhou uma pessoa e a desejou?
Esses mandamentos de Deus demonstram como somos imperfeitos e fazemos uma série de coisas que ofendem a Deus. A Bíblia chama essas coisas de pecado.
O próximo ponto demonstra o que merecemos por causa dos pecados que cometemos contra Deus...
A CONDENAÇÃO MERECIDA
Romanos 3:19-20 “19 Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. 20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.”
A condição do homem é demonstrada pela Lei de Deus, que não conseguimos cumprir. Assim como as leis de trânsito servem para nos mostrar que ultrapassamos os limites permitidos e isso gera um preço a ser pago, as Leis de Deus demonstram nosso pecado e como merecemos uma condenação.
É muito importante salientar aqui que o texto diz que “ninguém pode ser declarado justo baseando-se na obediência à lei”. Claro, se descumprimos a Lei, conforme vimos no ponto anterior, já não somos justos e não importa o que façamos, isso não compensará o que fizemos.
Para ilustrar esse fato, imagine que um assassino é levado diante de um juiz. Nós naturalmente entendemos que essa pessoa deve ser punida. Se o juiz disser “pode ir, basta não fazer mais isso” entenderemos que ele não está realizando seu trabalho! Pense em como a impunidade é um dos maiores problemas de nosso país, mas muitas vezes achamos que ficaremos impunes pelos nossos pecados, mas nesse caso Deus não seria justo, mas injusto como qualquer um de nós!
Se o texto acabasse aqui não haveria esperança para NENHUM DE NÓS!
A SALVAÇÃO IMERECIDA
- PELA JUSTIÇA DE JESUS
Romanos 3:21-24 “21 MAS agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, 23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”
Veja que o texto começa mudando de direção com a palavra “MAS”. Isso indica que à partir desse ponto o texto mostrará uma resposta à CONDENAÇÃO.
A resposta está na justiça de Deus, que está acima da Lei, pois Ele enviou Jesus que cumpriu a Lei perfeitamente. Nenhum de nós cumpre a Lei de Deus, mas todos podemos ser limpos das nossas injustiças à medida que Jesus paga a multa que merecemos pelo nosso pecado (isso que significa a palavra “redenção”).
- PELO SACRIFÍCIO DE JESUS
Romanos 3:25-26 “25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”
Isso é possível pois Deus ofereceu Jesus como um sacrifício que desvia Sua ira, que estava sobre nós e nosso pecado, para Jesus sendo castigado na cruz (isso que significa a palavra “propiciação”).
Deus demonstrou sua justiça quando puniu Jesus no calvário morrendo em nosso lugar. Se confiamos na suficiência do sacrifício de Jesus por nós, somos lavados do pecado.
- PELA FÉ EM JESUS
Romanos 3:27-28 “27 Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé. 28 Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.”
O método de Deus para a salvação é a fé, a confiança no seu sacrifício. Isso quer dizer que não há nada que possamos fazer para sermos salvos, pois Deus já fez tudo que era necessário. Ele mostrou-nos o preço do nosso pecado, Ele pagou o preço e Ele mesmo foi o preço.
Se você confia no sacrifício de Jesus, queremos que você se junte a nós para que possamos ensinar a cada vez mais pessoas sobre a realidade de Deus, do pecado e do sacrifício de Cristo por nós!
QUER SABER MAIS?!
Venha nos fazer uma visita ou entre em contato conosco!